sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Adoro!!! - Alberto Caeiro



O meu olhar é nítido como um girassol



O meu olhar é nítido como um girassol.Tenho o costume de andar pelas estradasOlhando para a direita e para a esquerda,E de vez em quando olhando para trás…E o que vejo a cada momento.É aquilo que nunca antes eu tinha visto,E eu sei dar por isso muito bem…Sei ter o pasmo essencial Que tem uma criança se, ao nascer,Reparasse que nascera deveras…Sinto-me nascido a cada momento Para a eterna novidade do Mundo…Creio no mundo como num malmequer,Porque o vejo. Mas não penso nelePorque pensar é não compreender…
O Mundo não se fez para pensarmos nele(Pensar é estar doente dos olhos)Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo…
Eu não tenho filosofia; tenho sentidos…Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,Mas porque a amo, e amo-a por issoPorque quem ama nunca sabe o que amaNem sabe por que ama, nem o que é amar…
Amar é a eterna inocência,E a única inocência não pensar…



Alberto Caeiro, em “O Guardador de Rebanhos”, 8-3-1914

Um comentário:

biba disse...

A poesia realmente sempre toca fundo na alma... e me faz SENTIR.
Estamos sempre pensando... refletindo...filosofando...
Mas como fala esta poesia...
Às vezes é bom só sentir...